Ana Garcia e Daniela Ferreira da Silva apresentam no XII Congresso Português de Sociologia

Ana Garcia e Daniela Ferreira da Silva estiveram presentes no XII Congresso Português de Sociologia que decorreu de 4 a 6 de abril de 2023 na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Ambas as investigadoras do projeto estiveram inseridas na mesa 7 de “Ambiente e Sociedade” sobre “Imaginários, discursos e ativismos ambientais”. As oradoras ficaram gratas pelos contributos da audiência que fomentaram o debate após as suas apresentações.

Ana Garcia apresentou “Agência política e ativismo climático juvenil: perspetivas e imaginários políticos dos jovens sobre futuros climáticos” mostrando resultados preliminares da tarefa 4 do projeto, em especial, a análise dos grupos de discussão focalizada com jovens ativistas climáticos em Lisboa, Porto e Braga e o modo como compreendem a sua agência política.

Daniela Ferreira da Silva apresentou “Que transformações sociais e visões para o futuro? Discursos e narrativas dos jovens ativistas climáticos em Portugal” sobre a análise que decorre no âmbito da tarefa 2 do projeto, analisando os conteúdos produzidos por vários colectivos do movimento climático jovem em Portugal, de modo a perceber as suas perspetivas de futuro e como pretendem alcançá-las.