Anabela Carvalho

Investigadora Responsável

      

Anabela Carvalho (PhD, University College London) é Professora Associada no Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho. Tem uma larga experiência de investigação sobre comunicação e alterações climáticas, tendo sido autora de análises influentes dos discursos de vários atores sociais e dos media no Reino Unido, em Portugal, e noutros países. O envolvimento dos cidadãos com as alterações climáticas e com a (bio-)sustentabilidade, e especialmente as condições para o envolvimento politico, têm sido o seu principal interesse de investigação nos últimos anos.


Maria Fernandes-Jesus

Co-Investigadora Responsável

      

Maria Fernandes-Jesus (PhD, Universidade do Porto) é professora auxiliar na York St. John University, UK. É também investigadora associada no Centro de Investigação e Intervenção Social do ISCTE-IUL, Portugal. Na sua investigação procura compreender como e em que condições grupos e comunidades marginalizadas se envolvem, de forma contínua, em processos de participação e ação coletiva. Tem experiência em projetos de investigação interdisciplinares e multi-métodos, com foco na participação de jovens, iniciativas de base comunitária, envolvimento político com as alterações climáticas, apoio mútuo e solidariedade, ativismo climático e movimentos sociais.


Carla Malafaia

Investigadora

      

Carla Malafaia (PhD, Universidade do Porto) é Investigadora Doutorada (contratada) no Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Universidade do Porto, onde desenvolve o Sub-Projeto Etnográfico Português do projeto “Imagi(ni)ng Democracy: European youth becoming citizens by visual participation” (ERC, H2020). Desde 2008, tem estado ativamente envolvida em projetos de investigação nacionais e internacionais sobre participação cívica e política juvenil, e sua interseção com desigualdades educativas e sociais e práticas de politização visual. Carla Malafaia é membro do ‘Centre for Sociology of Democracy’ (Helsínquia) e da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE). 


Mehmet Ali Üzelgün

Investigador

      

Mehmet Ali Üzelgün (PhD, Instituto Universitário de Lisboa, ISCTE-IUL) é membro integrado do Instituto Nova de Filosofia (IFILNOVA) Universidade Nova de Lisboa, e professor assistente convidado da Universidade Ibn Haldun, Istambul. O seu trabalho de investigação explora várias características discursivas, retóricas, e representativas da comunicação acerca das alterações climáticas.


Daniela Ferreira da Silva

Bolseira de Doutoramento

      

Daniela Ferreira da Silva (Master, Universidade do Porto) é socióloga, estudante no doutoramento em Ciências de Comunicação (Universidade do Minho) e investigadora-colaboradora no Instituto de Sociologia da Universidade do Porto. Colaborou no projeto “ArtCitizenship – Juventude e as artes da cidadania: práticas criativas, cultura participativa e activismo” (CICS.NOVA). Os seus principais interesses de investigação prendem-se com o ativismo juvenil, socialização política, novas formas de participação política/cívica “onlife”, movimentos sociais contemporâneos, design de intervenções de literacia digital e metodologias híbridas. 


Tânia R. Santos

Bolseira de Pós-Doutoramento

    

Tânia R Santos (PhD, Instituto Universitário de Lisboa, ISCTE-IUL) é investigadora de pós-doutoramento no projeto JustFutures na Universidade do Minho. Colaborou em projetos que exploravam a relação pessoa-lugar na construção da cidadania ambiental. O seu recente trabalho de doutoramento analisou a intersecção entre cidadania e as políticas de mobilidade na construção de sociedades mais justas e inclusivas.


Dora Rebelo

Bolseira de Pós-Doutoramento

      

Dora Rebelo é psicóloga, doutorada em Antropologia (ISCTE-IUL) e bolseira de pós-doutoramento no projeto JUSTFUTURES (PTDC/COM-OUT/7669/2020) no Instituto Universitário de Lisboa, ISCTE-IUL. Tem uma vasta experiência de trabalho de campo como psicóloga comunitária e como consultora, em contextos humanitários globais. É também formadora e conferencista convidada no ISCTE-IUL e na Universidade do Algarve. A sua mais recente investigação centra-se nas intersecções entre mobilidades, solidariedade ativismo político e justiça migratória. Colabora com o “Fórum Refúgio Portugal” (uma plataforma liderada por refugiados), com o movimento cidadão “Europe Must Act” (pela justiça migratória na Europa) e com vários grupos de investigação transnacionais, escrevendo colaborativamente sobre formas de contestação à violência das fronteiras.