Uma mensagem final da equipa

Hoje marca o encerramento do projeto de investigação JustFutures. Ao longo destes quatro anos, trabalhámos para compreender e promover o debate sobre justiça climática, sempre com o compromisso de envolver diferentes vozes e perspectivas dos jovens. Gostaríamos de expressar a nossa profunda gratidão a todas as pessoas que contribuíram para a boa prossecução do projeto, incluindo as instituições, associações e projetos locais no Porto, Braga, Lisboa e Algarve e, em particular, os/as jovens que nos deram o seu tempo para colaborar em várias atividades. O nosso agradecimento estende-se também a todas as pessoas que participaram na conferência de encerramento realizada no dia 25 de março. Durante este evento, partilhámos os principais resultados da investigação conduzida pela equipa, lançando luz sobre aspectos fundamentais da relação dos jovens com as alterações climáticas e procurando inspirar novos caminhos para a investigação e o ativismo climático. A sessão incluiu ainda uma mesa-redonda enriquecedora, onde investigadores/as e ativistas discutiram formas de impulsionar o debate e aprofundar a investigação sobre a crise climática.

Os últimos anos ofereceram perspectivas positivas de determinação no movimento climático jovem, com a persistência e a diversificação de formas de ação. Múltiplos grupos ativistas adotaram leituras interseccionais e sistémicas, exigindo mudanças profundas e socialmente justas. Globalmente, parece ter crescido a preocupação com as alterações climáticas e a consciência das várias injustiças que envolvem. Porém, assistimos todos os dias à destruição de direitos e garantias fundamentais em vários países, à criminalização do ativismo climático e a retrocessos políticos significativos. O pessimismo refunda-se neste cenário sociopolítico rodeado por incêndios e inundações de grande escala. A partir daqui – perguntamos-nos “Como é que podemos continuar a construir um futuro orientado para a justiça social?”

O projeto continuará ativo através do seu website (justfutures.pt), da publicação de novos outputs, e também através do projeto de investigação “Reimaginando a agência política: a(s) voz(es) dos jovens no debate das alterações climáticas”, financiado pela FCT (2024.02918.BD, 2024-2026), liderado pela estudante de doutoramento Daniela Ferreira da Silva, sob orientação das Professoras Anabela Carvalho e Maria Fernandes-Jesus. 

A equipa do Justfutures