Este mapa apresenta a localização geográfica dos grupos com participação no movimento climático em Portugal. No total, foram identificados 275 grupos. Destes, 68 grupos apresentam as alterações climáticas como sendo o foco principal da sua ação. 105 grupos não se focam exclusivamente nas alterações climáticas, mas as alterações climáticas são uma das áreas de ação, entre outras. Adicionalmente, 102 grupos apoiaram alguma ação de ativismo climático, mesmo não tendo as alterações climáticas como uma das suas principais áreas de atuação.
Ao clicar sobre cada ponto no mapa, é possível aceder a uma breve descrição do seu perfil (tipo de grupo, natureza do grupo, formas de ação), bem como a um link para a página web do grupo.
15 grupos foram agrupados na categoria “online”, não estando representados no território português, uma vez que o seu campo de atuação é a esfera digital e, portanto, a sua atuação não corresponde a uma localização geográfica específica.
10 grupos foram identificados como tendo atuação a nível nacional: Climate reality Portugal; Climate Save Portugal; DiEM25 Portugal; Extinction Rebellion Portugal; Frente Unitária Antifacista; Greve Climática Estudantil Portugal; Parents for Future PT; Plástico a mais; Rede para o Decrescimento. Nestes casos, apenas os núcleos regionais correspondentes são representados no mapa – por exemplo, o grupo Extinction Rebellion Portugal tem núcleos de atuação em localidades específicas que se encontram mapeadas (e.g., Extinction Rebellion Lisboa).
Toda a informação recolhida no âmbito deste mapeamento está sistematizada no relatório intitulado “Movimento Climático em Portugal”, disponível aqui.
Nota Importante:
O levantamento dos dados em que se baseia este mapeamento foi realizado entre outubro de 2021 e abril de 2022. Dada a natureza dinâmica do movimento climático, terão entretanto ocorrido vários tipos de alterações.