A partir da análise das redes sociais e outros materiais disponíveis online, nesta visualização gráfica são identificadas as formas de ação privilegiadas pelos grupos, coletivos, organizações e/ou movimentos em Portugal que têm as alterações climáticas como foco principal de atuação. As atividades organizadas por estes foram agrupadas em 11 categorias diferentes, sendo que as formas de ação mais prevalentes são: protestos e manifestações; ativismo digital; ações de sensibilização e formação; e ações prefigurativas e comunitárias.
Este gráfico é interativo. Ao clicar em cima do nome dos grupos (e.g., ClimAção Centro), é possível visualizar uma lista do tipo de ações que desenvolvem. É também possível identificar o nome dos grupos a partir das suas formas de ação. Para tal, basta clicar no tipo de ação pretendida (e.g., ativismo digital).
Adicionalmente, desenvolvemos um gráfico que para além incluir as formas de ação dos 68 grupos que têm as alterações climáticas como área de atuação principal, também representa os 105 grupos para os quais as alterações climáticas são um foco secundário de atuação.
Toda a informação recolhida no âmbito deste mapeamento está sistematizada no relatório intitulado “Movimento Climático em Portugal”, disponível aqui.
Nota Importante:
O levantamento dos dados em que se baseia este mapeamento foi realizado entre outubro de 2021 e abril de 2022. Dada a natureza dinâmica do movimento climático, terão entretanto ocorrido vários tipos de alterações.