Anabela Carvalho (PhD, University College London) é Professora Associada no Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho. Tem uma larga experiência de investigação sobre comunicação e alterações climáticas, tendo sido autora de análises influentes dos discursos de vários atores sociais e dos media no Reino Unido, em Portugal, e noutros países. O envolvimento dos cidadãos com as alterações climáticas e com a (bio-)sustentabilidade, e especialmente as condições para o envolvimento politico, têm sido o seu principal interesse de investigação nos últimos anos.
Maria Fernandes-Jesus (PhD, Universidade do Porto) é Professora Auxiliar na University of Sussex, Reino Unido. É também investigadora associada no Centro de Investigação e Intervenção Social do ISCTE-IUL, Portugal. Na sua investigação procura compreender como e em que condições grupos e comunidades marginalizadas se envolvem, de forma contínua, em processos de participação e ação coletiva. Tem experiência em projetos de investigação interdisciplinares e multi-métodos, com foco na participação de jovens, iniciativas de base comunitária, envolvimento político com as alterações climáticas, apoio mútuo e solidariedade, ativismo climático e movimentos sociais.
Carla Malafaia (PhD, Universidade do Porto) é Professora Auxiliar na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Coordenou e desenvolveu recentemente o projeto etnográfico português do Projeto ImagiDem – “Imagi(ni)ng Democracy: European youth becoming citizens by visual participation” (ERC, H2020). Desde 2008, tem estado ativamente envolvida em projetos de investigação nacionais e internacionais sobre participação cívica e política juvenil, e sua interseção com desigualdades educativas e sociais e práticas de politização visual. Carla Malafaia é membro do ‘Centre for Sociology of Democracy’ (Helsínquia) e da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE).
Mehmet Ali Üzelgün (PhD, Instituto Universitário de Lisboa, ISCTE-IUL) é membro integrado do Instituto Nova de Filosofia (IFILNOVA) Universidade Nova de Lisboa, e professor assistente convidado da Universidade Ibn Haldun, Istambul. O seu trabalho de investigação explora várias características discursivas, retóricas, e representativas da comunicação acerca das alterações climáticas.
Daniela Ferreira da Silva (Master, Universidade do Porto) é socióloga, estudante no doutoramento em Ciências de Comunicação (Universidade do Minho) e investigadora-colaboradora no Instituto de Sociologia da Universidade do Porto. Colaborou no projeto “ArtCitizenship – Juventude e as artes da cidadania: práticas criativas, cultura participativa e activismo” (CICS.NOVA). Os seus principais interesses de investigação prendem-se com o ativismo juvenil, socialização política, novas formas de participação política/cívica “onlife”, movimentos sociais contemporâneos, design de intervenções de literacia digital e metodologias híbridas.
Tânia R Santos (PhD, Instituto Universitário de Lisboa, ISCTE-IUL) é investigadora de pós-doutoramento no projeto JustFutures na Universidade do Minho. Colaborou em projetos que exploravam a relação pessoa-lugar na construção da cidadania ambiental. O seu recente trabalho de doutoramento analisou a intersecção entre cidadania e as políticas de mobilidade na construção de sociedades mais justas e inclusivas.
Dora Rebelo é psicóloga, doutorada em Antropologia (ISCTE-IUL) e bolseira de pós-doutoramento no projeto JUSTFUTURES (PTDC/COM-OUT/7669/2020) no Instituto Universitário de Lisboa, ISCTE-IUL. Tem uma vasta experiência de trabalho de campo como psicóloga comunitária e como consultora, em contextos humanitários globais. É também formadora e conferencista convidada no ISCTE-IUL e na Universidade do Algarve. A sua mais recente investigação centra-se nas intersecções entre mobilidades, solidariedade ativismo político e justiça migratória. Colabora com o “Fórum Refúgio Portugal” (uma plataforma liderada por refugiados), com o movimento cidadão “Europe Must Act” (pela justiça migratória na Europa) e com vários grupos de investigação transnacionais, escrevendo colaborativamente sobre formas de contestação à violência das fronteiras.
Ana Garcia é Investigadora Doutorada em Ciências da Educação pela Universidade do Porto, Mestre em Educação Social e Intervenção Comunitária pela Universidade de Aveiro e Licenciada em Teatro e Produção Artística pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto. Enquanto investigadora colaboradora do Centro de Investigação e Intervenção Educativas dedica-se à pesquisa e intervenção no campo da Educação e Cidadania; Artes e Participação; Culturas Jovens; Justiça Social; Ativismos; Metodologias Participativas e Artísticas-Criativas. Tem experiência profissional em Portugal, Inglaterra e Irlanda nas áreas artística, cultural, educativa e social, em diversos contextos multiculturais, comunitários e educativos.
Juliana
Diógenes-Lima
Bolseira de Investigação
Juliana Diógenes-Lima é jornalista e mestre em Ciências da Educação (Universidade do Porto). Foi bolseira de investigação no projeto ‘ClimActiC: Cidadania para o Clima – Construindo Pontes entre Cidadania e Ciência para a Adaptação Climática’ (FPCE-UP), tendo colaborado no desenvolvimento de investigação participativa com jovens e facilitado sessões de intervenção em escolas. Interessa-se por investigação social e interdisciplinar nas áreas de comunicação e educação das alterações climáticas. Tem experiência académica e profissional, em contextos públicos e privados, no Brasil e em Portugal.